Mexa-se!

Férias Saudáveis

Picture


















Consulte o calendário, escolha o seu destino e parta à aventura



Maio


Esta é uma boa altura para conhecer a região da Ligúria, em Itália. Este é o mês ideal para visitar esta zona, evitando o calor abrasador do Verão. Aqui o mar é rico em vida animal e convida ao mergulho. Se não for especialista, poderá fazê-lo acompanhada por um instrutor. Embora não pareça, este desporto requer boa forma física. Previamente, avalie a sua condição física e, idealmente, faça um curso de mergulho para evitar pôr em risco a sua saúde. Este destino é sobretudo recomendado para praticantes de mergulho.

Junho

Mais uma vez Itália, mas desta feita a Sardenha. Descobrir as maravilhas naturais da ilha a pé vai deixá-la absolutamente deslumbrada. Fazer trekking é, hoje em dia, uma das principais atracções turísticas da Sardenha. De acordo com a sua preparação física, escolha um itinerário longo ou curto e de baixa dificuldade. Equipe-se com vestuário e calçado apropriado e reúna toda a informação possível sobre a rota antes de partir. Este destino é sobretudo recomendado para amantes da natureza e caminhadas.

Julho

Interlaken, na Suíça, é o destino proposto para este mês. Aproveitar as paisagens montanhosas no Verão, com temperaturas de 20 graus, é uma das propostas para quem gosta de voar nos céus. Interlaken em Julho é sinónimo de um arco-íris de parapentes no céu. Existem inúmeras possibilidades para andar de parapente, mesmo sem conhecimento prévio. Basta uma breve instrução e planará nos céus com a ajuda de um piloto. Este destino é sobretudo recomendado para adeptos de desportos do ar.

Fonte: http://mulher.sapo.pt/lazer/viagens/ferias-saudaveis-1120392-2.html




Porquê ficar em casa quando existem tantas actividades que poderia fazer? Ora veja!


O clima da Madeira é perfeito para todos os tipos de actividades ao ar livre, tanto no mar como em terra.



Caminhadas


As actividades mais deslumbrantes na nossa ilha são as caminhadas ao longo das levadas. As caminhas são relativamente fáceis de efectuar e vão deixá-lo deslumbrado com vistas simplesmente maravilhosas. Para aqueles caminhantes e alpinistas mais experientes, existem rotas no interior das montanhas.


Desporto


Aqueles que são viciados no desporto podem jogar golfe nos dois percursos de 18 buracos, que são capazes de testar até os mais experientes. A Madeira possui também estruturas para a prática de ténis e squash na maioria dos hotéis e em alguns recintos públicos como a Quinta Magnólia.

Para aqueles que gostam de ficar só a observar, podem ir aos Barreiros, onde o Marítimo, que é a única equipa da Madeira que está na 1ª Divisão, costuma jogar aos Sábados ou aos Domingos.

Conhecer a Ilha da Madeira de Bicicleta

  Explore a Ilha da Madeira de Bicicleta, uma maravilhosa experiência por desafiantes e magníficos circuitos; não existem ciclo-vias na ilha mas a Madeira oferece excelentes e estradas e trilhos de bicicleta de montanha. Dê-se ao luxo de passar um belo dia na natureza na companhia de muitos e simpáticos ciclistas: é uma forma maravilhosa de conhecer a ilha, fazer exercício e admirar as deslumbrantes paisagens.
Muitas companhias oferecem excursões organizadas de aventura de bicicleta à volta da ilha para ciclistas de todas as idades e níveis de perícia.
A Prova da Volta à Ilha da Madeira de Bicicleta acontece em Outubro e é um evento organizado pela Associação de Desportos da Madeira que inclui ciclistas amadores e profissionais regionais, nacionais e internacionais.
Uma notícia empolgante para os ciclistas de montanha e saltos é que abriu a 18 de Julho de 2009 o primeiro e novíssimo Bike Park no Porto Moniz, uma zona dedicada às bicicletas de montanha, com saltos, circuitos e pistas de “dirt jump” e “pump tracks” para todos os níveis de perícia.



Tenha em atenção que não é fácil andar de bicicleta na Madeira pois algumas estradas e trilhos são muito íngremes.

Picture

Passeios a pé na Madeira e no Porto Santo

Picture
Picture
Não há melhor forma de ver a Madeira e sentir a natureza do que percorrê-la a pé. Com trilhos desafiantes e espectaculares por serras selvagens, atravessando túneis e sob quedas de água, rodeados de natureza de uma beleza deslumbrante, passear a pé nas levadas da Madeira é um prazer infindável.

A Madeira é uma ilha vulcânica e é considerada uma das melhores do mundo no que diz respeito a caminhadas e passeios a pé. De uma beleza natural de cortar a respiração, a Madeira oferece uma variedade de trilhos que atravessam a ilha, todos com maravilhosas paisagens de vales profundos e verdejantes.
Os mais conhecidos são os passeios de levada. As levadas são cursos de água artificiais criados para levar água excedente das chuvas no interior para os campos agrícolas de toda a ilha. São propriedade pública e qualquer pessoa pode caminhar ao longo delas.

As primeiras eram feitas com tábuas de madeira mas à medida que a procura aumentava foram sendo aperfeiçoadas e construídas em pedra. São geridas pelo levadeiro que é quem as mantém e quem distribui a água pelos agricultores. As levadas mais recentes são a Levada do Norte e a Levada dos Tornos que ficaram prontas em 1970, um projecto importante levado a cabo pelo governo português para providenciar energia hidroeléctrica.

Todas as levadas oferecem paisagens fantásticas e enquanto algumas são fáceis de caminhar, existem outras mais desafiantes nas mais altas montanhas que atravessam a floresta laurissilva.

A floresta laurissilva da Madeira é considerada em todo o mundo a maior do seu género e em 1999 foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.


Recomenda-se que os caminhantes estudem os percursos antes de explorar a Madeira pois há alguns deles que são mais desafiantes e que não são recomendáveis a pessoas com medo de alturas ou que não tragam o equipamento necessário.

Existem trilhos espalhados por todo o arquipélago. Eis alguns dos mais populares:

Passeios a Pé na Madeira

      Rabaçal / Risco/ Lagoa do Vento/25 fontes

      Queimadas/Caldeirão Verde/Caldeirão do Inferno

      Ribeiro Frio/Lamaceiros/Portela

      Ribeiro Frio/Fajã da Nogueira/Balcões/Cruzinhas

      Ribeira da Janela/Lamaceiros/Porto Moniz

      Folhadal/Encumeada/Feiteiras/São Vicente

      Cabo Girão/Quinta Grande

      Rota da Neve/Poço da Neve/Levada do Barreiro

      Pico do Arieiro/Pico Ruivo/Achada do Teixeira

      Serra D’Água/ Curral das Freiras

      Caniçal/Ponta de São Lourenço/Baía D’Abra/Casa do Sardinha

      Levada dos Piornais

      Monte/Camacha


Passeios a Pé no Porto Santo


      Porto Santo/picos no Nordeste/Pico do Castelo/Pico do Facho

      Fonte da Areia/Zimbralinho



Dicas para fazer uma viagem mais barata


Encontramos um bom texto com excelentes dicas para pouparmos nas férias :)

Fonte: http://www.feriasetemposlivres.com/2011/03/dicas-para-fazer-uma-viagem-mais-barata-parte-i/
 

Texto de 
Vânia 

Nesta altura do ano, em que o Inverno começa a ficar para trás e a Primavera se aproxima, é normal começarmos a pensar nas férias. E que tal receber umas dicas sobre como fazer das suas férias, umas férias baratas! Anote estes conselhos:

- Tudo começa no planeamento da viagem em casa! Programe muito bem os dias que tenciona ficar no destino, incluindo tudo o que deseja conhecer e fazer. Deste modo conseguirá encurtar os dias da estadia. Quando estiver no destino tente seguir à risca o plano para que consiga ver tudo o que deseja.

- Não gaste dinheiro em guias de viagem. Hoje em dia pode encontrar toda a informação que necessita numa simples pesquisa na Internet! Perca algum tempo a ler dicas, informações e sugestões de outras pessoas que já estiveram no mesmo local em fóruns de viagens, por exemplo.

- Se fizer as reservas online pagará menos pelas taxas de serviço. Pode reservar praticamente tudo online, desde avião, hotel, aluguer de carro, etc.

- Se a viagem for de avião opte por um voo low-cost. As opções hoje em dia são imensas e deve ter em conta todas as opções. Por exemplo se for de Lisboa e se houver uma oportunidade de voo low-cost a sair do aeroporto de Faro, faça bem as contas porque, mesmo com o custo da deslocação ao Algarve, o preço do voo pode sair mais barato.

- Na hora de marcar um voo também deve ser flexível em relação aos horários. Por vezes partir ao meio-dia é bem mais barato do que sair às sete da manhã. São poucas horas de diferença, mas na hora de pagar compensa.

- Se quiser reservar hotel com meia pensão ou tudo incluído, sair-lhe-á mais barato, no entanto penso que esta não é a melhor opção para quem quer conhecer uma cidade ou país porque terá de voltar ao hotel só para ter a refeição. Esta é uma boa opção caso vá de férias para um resort e o seu objectivo seja só estar à beira da piscina.

(Continua...)
Picture